Educação em saúde com adolescentes de colégio universitário
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3462Resumo
Objetivo: descrever as experiências de acadêmicos de enfermagem de ensino teórico prático em colégio universitário. Método: pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Palestras e dinâmicas foram utilizadas para fixar os conteúdos requeridos junto a temas mais solicitados como prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; sexualidade na adolescência e saúde mental. Ocorreram três encontros, um de sensibilização e interação no recreio, uma palestra e roda de conversa para retirada de dúvidas com aproximadamente 160 estudantes do ensino médio, entrega de materiais e apresentação de apps desenvolvidos como recursos. Conclusão: foi possível constatar a íntima relação entre o ensino, pesquisa, extensão e inovação inseridos em dinâmicas de educação em saúde que é uma competência do enfermeiro. Observou-se a importância da dinâmica interdisciplinar em colégios, assim como a atuação do setor de saúde, atendendo os preceitos do programa saúde na escola.
Palavras-chave: Enfermagem; Saúde Coletiva; Adolescência; Educação em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jorge Luiz Lima da Silva, Kevin Sousa Barbosa , Gustavo Martins Lemos Tavares , Luciana dos Santos Collier , Natalia Barbosa da Silva , Carla da Silva Loreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/