Praticas integrativa no cuidado paliativo na pandemia do Covid 19: Seus desafios e benefícios
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3472Resumo
Objetivo: Revisar artigos e manuais sobre a atuação das Praticas Integrativas em comorbidades correlacionando com o seu uso e potencial em beneficio a pandemia do COVID-19. Método: Revisão de escopo tendo como base a metodologia do Instituto Joana Briggs. Foram pesquisadas bases como a SCIELO, BVS, BDENF, LILACS, CINAHL, por meio de descritores: Cuidado paliativo pratica integrativas, COVID 19, Coronavirus. Foram selecionados 43 estudos para análise. Resultados: A revisão de escopo indicou potenciais benefícios das práticas integrativas no cuidado paliativo na covid19, revelando a necessidade de se expandida não só para a promoção do conforto, acolhimento, mas também pra melhora dos sintomas físicos, e psíquicos, não só dos usuários, mas como de familiares também. Conclusão: As práticas integrativas focam no cuidado integral do indivíduo e social, usados não somente na promoção da saúde, como também em cuidados paliativos contribuindo para o cuidado integral (holístico). Mas a sua implementação é ainda um desafio, principalmente neste período de crise. É essencial criarmos condições para utilizá-la na rotina dos serviços de saúde, nas doenças ameaçadoras de vida, principalmente neste momento de crise pandêmica e econômica.
Palavras chaves: Praticas Integrativa; Cuidados Paliativos; Covid19; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ane Raquel de Oliveira, Kenia Oliveira Barbosa da Hora, Wanderson Alves Ribeiro, Daniela Marcondes, Gabriel Nivaldo Brito Constantino, Daiane Lopes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/