Assistência de enfermagem no pré-natal de gestantes com trombofilia na Atenção Primária de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3478Resumo
Introdução: O diagnóstico precoce da trombofilia gestacional é de suma importância para a saúde materno-fetal podendo garantir sobrevida a ambos em casos mais graves por meio de tratamentos adequados. Este estudo nos evidenciou que há pouca literatura relacionada ao tema em questão e sobretudo sobre a assistência de enfermagem às gestantes portadoras de trombofilia, tendo como objetivo identificar o conhecimento dos profissionais enfermeiros que atuam e realizam pré-natais na Atenção Primária de Saúde sobre trombofilia gestacional. Metodologia: trata-se de um estudo quali-quantitativo, com pesquisa de campo realizada nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Vassouras. Os dados coletados foram examinados sob a luz da Análise de Conteúdo do Método de Bardin, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Resultados e discussão: Acerca do conhecimento geral e específico da trombofilia gestacional, existem dois pontos a serem observados: há possibilidade de um baixo índice de notificação de mulheres com diagnóstico de trombofilia gestacional na região; como também chances que gestantes com a patologia não estão sendo diagnosticadas corretamente devido à falta de fundamentação teórica dos profissionais enfermeiros que realizam o pré-natal. Em ambos os casos há risco dessas gestantes padecerem devido complicações graves da doença. Conclusão: há uma fragilidade no conhecimento teórico dos enfermeiros atuantes na Atenção Primária de Saúde sobre o tema em questão, como apontado pelas próprias entrevistadas, notando que a qualificação dos profissionais enfermeiros é de extrema importância para ofertarmos melhor assistência às gestantes durante o pré-natal.
Palavras-chave: Enfermagem; Trombofilia; Gestação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karolyne Xavier Biage, Geísa Sereno Velloso da Silva, Adiel Queiroz Ricci, Alessandra da Silva Souza, Elisângela do Nascimento Ferreira Gomes, Jannaína Sther Leite Godinho Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/