O papel do enfermeiro no Alojamento Conjunto acerca do conhecimento das puérperas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3480Resumo
O Alojamento Conjunto define-se como um espaço em “que a mulher e o Recém-Nascido sadio permanecem juntos, em tempo integral, até a alta” e as atividades do enfermeiro, como integrante da equipe de saúde incluem a assistência parturiente, puérpera e ao Recém-Nascido. Além disso, o seu interesse profissional deve estar direcionado ao processo de capacitação e troca de conhecimento. O objetivo do estudo foi avaliar as dificuldades maternas no ato de amamentar o Recém-Nascido. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de campo e de natureza qualitativa com 15 puérperas internadas no Alojamento Conjunto do Hospital Universitário de Vassouras – RJ. Constatou-se que o número de parto cesárea foi grande (93%) e isso tem relação com a Idade Gestacional de nascimento. As mulheres relataram sobre a demora da saída do leite, sobre à restrição ao leito, sobre a dificuldade na hora da amamentação e sobre a vontade de desistir e observou-se que, caso o enfermeiro não intervenha, isso pode acarretar o desmame precoce. O estudo concluiu que o tipo de parto, o medo do possível retorno ao trabalho antes do 6º mês de vida do Recém-Nascido e as crenças sociais afetam na oferta do aleitamento materno exclusivo dentro e fora do Alojamento Conjunto.
Palavras-Chave: Enfermagem; Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Alojamento Conjunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milena Soares de Carvalho, Alessandra da Silva Souza, Adiel Queiroz Ricci, Elisângelado Nascimento Fernandes Gomes, Jannaina Sther Leite Godinho, Manoela Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/