Assistencia de Enfermagem e Qualidade de Vida da Mulher Climaterica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3487Resumo
O climatério marca uma fase de mudanças significativas na vida mulher, tendo influencia na qualidade de vida, tanto pelo aspecto físico quanto pelo emocional. Dessa forma, o presente estudo objetivou entender a assistencia de enfermagem na qualidade de vida da mulher climatérica. O estudo foi caracterizado como pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, com base no levantamento de dados nas bases BVS, Lilacs, BDENF, e também no portal Periódicos Capes nas bases Scielo Brasil, DOAJ e PubMed. Com base na literatura encontrada, foram selecionados 6 artigos publicados entre 2017 e 2022, obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão. Com base na discussão, verificou-se o papel do enfermeiro na intervenção da saúde da mulher climatérica. A atenção voltada para a mulher no climatério requer formação continuada no que tange a abordagem da mulher climatérica, cabendo à enfermagem a conscientização e educação em saúde, além do cuidado clínico.
Palavras-Chave: Climatério; Atenção Primária; Enfermagem; Saúde da Mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luana Martins Cardoso, Geisa Sereno Velloso da Silva, Elisangela do Nascimento Fernandes Gomes, Alessandra da Silva Souza, Eliara Adelino da Silva, Marilei de Melo Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/