Ortotanásia - percepção dos formandos de enfermagem sobre a abordagem da temática em sua formação acadêmica
Palavras-chave:
Direito a morrer, Enfermagem, Cuidados paliativos, OrtotanásiaResumo
O projeto, em andamento, tem como temática a prática de ortotanásia, que etimologicamente significa “morte correta” (orto:
certo, thanatos: morte), a não intervenção no desenvolvimento da morte natural de pacientes em fase terminal de vida, quando
a morte é iminente e inevitável. Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa descritiva com viés na fenomenologia. O campo de
pesquisa deverá ser a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, localizada em Niterói/RJ, onde, após a aprovação
pelo Comitê de Ética e respeitando a Resolução 466/12, pretende-se realizar entrevistas fenomenológicas, com graduandos
de enfermagem do último ano, sendo excluídos aqueles que por qualquer razão não tenham realizado a prática de campo
com pacientes em processo de morte. Tais entrevistas serão norteadas por um roteiro de perguntas abertas e as respostas
obtidas serão analisadas à luz de Merleau-Ponty e o tratamento dos dados ocorrerá através da proposta metodológica de
Amadeo Giorgi. Como resultado, pretende-se chegar as descrições existenciais, assim como produzir um material didático
a ser implantado junto aos demais acadêmicos como um instrumento pedagógico para norteá-los quanto à temática. No eixo
central da discussão encontrar-se-á o mundo fenomenológico da Percepção de Merleau-Ponty, pois ao buscar a percepção
dos acadêmicos, pretende-se descrever o real, não construído ou constituído.Acredita-se, ao fim da pesquisa, ser possível
compreender qual o preparo que os graduandos de enfermagem tem recebido durante sua formação com relação à temática
da ortotanásia, além de descrever qual a percepção que estes tem quanto tal prática.
Downloads
Referências
Bostiancic MC, Dadalto L. Diretivas antecipadas para tratamentos
médicos: um estudo comparadoentre o direito brasileiro e o argentino. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata. 2010.
. Santana JCB et al. Docentes de enfermagem e terminalidade em condições dignas. Rev. Bioét. 2013; 21 (2): 298-307.
Silveira CA, Paiva SMA. A evolução do ensino de enfermagem no Brasil. Cienc Cuid Saude. 2011 Jan/Mar; 10(1):176-183.
Santos LRG,Menezes MP,GradvohlSMO. Conhecimento, envolvimento e sentimentos de concluintes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia sobre ortotanásia. Ciência & Saúde Coletiva. 2013; 18 (9): 2645-2651.
Ranieri LP,BarreiraCRA. A entrevista fenomenológica. [In: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos (SIPEQ),4. Rio Claro. Anais... Rio Claro: UNESP]. 2010:1-8.
Merleau-Ponty M. Fenomenologia da percepção(C. A. de Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. 2011. [Trabalho original publicadoem 1945]
Giorgi A. Difficulties encountered in the application of the phenomenological method in the social sciences. Análise Psicológica. 2006;(3)24.
Andrade CC,HolandaAdriano F. Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia. Campinas. abril – junho. 2010; (27) 2: 259-268.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/