As infecções sexualmente transmissíveis em idosos maiores de 60 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3495Resumo
Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Os idosos consistem em um público amplamente vulnerável às IST’s. Assim, essa pesquisa teve como objetivo geral identificar a causa e fatores para o aumento das ISTs pessoas acima de 60 anos de idade e analisar a conduta que se deve aplicar para a diminuição do índice epidemiológico. Materiais e Métodos: Foi realizada então uma revisão sistemática da literatura por meio de um levantamento bibliográfico. Resultados e Discussão: Foi possível identificar que o aumento nas ISTs, em especial o HIV, se deve à falta de conscientização e informações dos idosos a respeito do assunto. Ademais, quanto a conduta empregada para minimizar o índice epidemiológico, constatou-se que a educação voltada para a prevenção é a melhor maneira de reduzir os casos de HIV em idosos. Ainda, é precisa criação de programas e políticas que visem prover apoio social aos idosos no enfrentamento da doença. Considerações finais: Constatou-se a demanda por mais educações preventivas, políticas públicas e programas sociais para apoio aos idosos com HIV.
Palavras-Chave: Aids; HIV; Idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rejane Guedes de Medeiros, Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves , Manoela Alves , Lilia Marques Simões Rodrigues, Mônica de Almeida Carreiro , Margarida Maria Donato dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/