A Esquizofrenia e o Cuidador - os problemas da Reinserção Social
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3497Resumo
Objetivo geral: Buscar os problemas causados à saúde do cuidador familiar da pessoa com esquizofrenia. Materiais e Métodos: Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica, do tipo descritivo e abordagem qualitativa. Resultados: Foi possível encontrar o total de 6 artigos, os quais seriam utilizados para a discussão. Diante da leitura dos mesmos, foi alcançada a resposta ao questionamento da pesquisa, tendo como foco a busca dos problemas ocasionados ao cuidador familiar ao lidar com a pessoa com Esquizofrenia. Discussão: Pode-se observar que o cuidado à pessoa com esquizofrenia acarreta em alguns problemas na vida do cuidador familiar, afetando tanto a parte física, como a emocional, econômica e social. Considerações finais: Ainda que tenha alcançado a resposta à problemática do estudo, foi observada a necessidade de mais estudos focados nos efeitos da reinserção social sobre a vida dos familiares e também, a importância da atuação do enfermeiro no ambiente domiciliar, observando não somente as queixas da pessoa com transtorno mental, mas também, de quem cuida dessa pessoa no núcleo familiar.
Palavras-Chave: Esquizofrenia; Cuidadores; Saúde Mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriele Soares Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/