Sociopoética: laços entre arte e educação
Palavras-chave:
Criatividade, Educação, Arte.Resumo
Este estudo trata das relações de ensino à luz da Sociopoética, abordagem de pesquisa que potencializa a produção
coletiva, incita a criatividade e reconhece as manifestações artísticas e culturais. Tem como objetivo desvelar a potência
das experimentações sociopoéticas como meio de ampliação da dialogicidade no processo de ensino-aprendizagem e
inspirar a aparição de novos grupos sociopoéticos. O desenho metodológico pauta-se na reflexão crítica dos autores
a partir da vivência na disciplina de sociopoética e no núcleo de pesquisas, compostos por 15 alunos de diferentes
formações acadêmicas, ambos ocorridos no segundo semestre de 2015 na Cidade de Niterói- RJ. Identificamos que os
encontros sociopoéticos promoveram uma relação linear entre educandos e educadores, a sensibilidade e a imaginação.
Os sujeitos despiram-se de seus medos e expuseram suas percepções, sentiram-se provocados à busca de conhecimento, e
a produções criativas. Concluímos que as experimentações sociopoéticas por meio da evocação do imaginário, articulação
entre a arte e educação e valorização do sensível, ampliaram a capacidade dialógica do grupo.
Downloads
Referências
Santos I, Gauthier JHM. Sociopoética: para uma perspectiva estética do pesquisar/cuidar/educar em enfermagem. Rev. Eletr. Enf. 2013 Jan/Mar;15(1):12.
Freire P. Pedagogia do oprimido – 50ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2011.
Ferreira, ABH. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da língua
portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Gauthier J. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e
estudos transculturais. 1ª edição. Curitiba: CRV, 2012.
Jung CG. O homem e seus símbolos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Mattos MMGR, Tavares CMM. Experimentação estética do cuidar-se por meio de fuxicos: Vivência com alunos de pós-graduação em enfermagem. Revista Pró- UniverSUS. 2015 Jul./Dez.; 06 (3): 45-47.
Amaral ALM, Gentini AGM. Desalienando corpos: a criação de um
dispositivo artístico-pedagógico no processo de formação em Educação
Ambiental. Entre-lugares. Revista de Sociopoética e abordagens afins. 2015 Mar/Set.; 07 (1): 2-19. Disponível em: http://www.entrelugares.ufc.br/index.
php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=11
Barbier R. Escuta sensível na formação dos profissionais de saúde.
Conferência na Escola Superior de Ciências da Saúde – FEPECS – SESGDF, 2002. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br
Ostrower F. Criatividade e processos de criação. 30ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/