Sociopoética: laços entre arte e educação

Autores

  • Editor Revistas USS

Palavras-chave:

Criatividade, Educação, Arte.

Resumo

Este estudo trata das relações de ensino à luz da Sociopoética, abordagem de pesquisa que potencializa a produção
coletiva, incita a criatividade e reconhece as manifestações artísticas e culturais. Tem como objetivo desvelar a potência
das experimentações sociopoéticas como meio de ampliação da dialogicidade no processo de ensino-aprendizagem e
inspirar a aparição de novos grupos sociopoéticos. O desenho metodológico pauta-se na reflexão crítica dos autores
a partir da vivência na disciplina de sociopoética e no núcleo de pesquisas, compostos por 15 alunos de diferentes
formações acadêmicas, ambos ocorridos no segundo semestre de 2015 na Cidade de Niterói- RJ. Identificamos que os
encontros sociopoéticos promoveram uma relação linear entre educandos e educadores, a sensibilidade e a imaginação.
Os sujeitos despiram-se de seus medos e expuseram suas percepções, sentiram-se provocados à busca de conhecimento, e
a produções criativas. Concluímos que as experimentações sociopoéticas por meio da evocação do imaginário, articulação
entre a arte e educação e valorização do sensível, ampliaram a capacidade dialógica do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Santos I, Gauthier JHM. Sociopoética: para uma perspectiva estética do pesquisar/cuidar/educar em enfermagem. Rev. Eletr. Enf. 2013 Jan/Mar;15(1):12.

Freire P. Pedagogia do oprimido – 50ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2011.

Ferreira, ABH. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da língua

portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Gauthier J. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e

estudos transculturais. 1ª edição. Curitiba: CRV, 2012.

Jung CG. O homem e seus símbolos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Mattos MMGR, Tavares CMM. Experimentação estética do cuidar-se por meio de fuxicos: Vivência com alunos de pós-graduação em enfermagem. Revista Pró- UniverSUS. 2015 Jul./Dez.; 06 (3): 45-47.

Amaral ALM, Gentini AGM. Desalienando corpos: a criação de um

dispositivo artístico-pedagógico no processo de formação em Educação

Ambiental. Entre-lugares. Revista de Sociopoética e abordagens afins. 2015 Mar/Set.; 07 (1): 2-19. Disponível em: http://www.entrelugares.ufc.br/index.

php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=11

Barbier R. Escuta sensível na formação dos profissionais de saúde.

Conferência na Escola Superior de Ciências da Saúde – FEPECS – SESGDF, 2002. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br

Ostrower F. Criatividade e processos de criação. 30ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2016-10-27