Reflexão sobre a preceptoria de enfermagem em um hospital público do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3507Resumo
Objetivo: Compreender a práxis pedagógica empregada pelos Enfermeiros preceptores na supervisão de alunos em hospitais públicos, a fim de otimizar a autonomia dos estagiários na execução dos procedimentos. Materiais e Métodos: Pesquisa reflexiva qualitativa, centrada no aprofundamento teórico da prática profissional, da qualificação do preceptor e da infraestrutura para o plano de estágio. Esta foi realizada nos anos de 2021 e 2022. Resultados: Este estudo possibilitou a verificação da qualificação dos parâmetros físicos estruturais em preceptoria, bem como a análise crítico-reflexiva das metodologias de ensino utilizadas quando comparadas a estudos similares. Discussão: O estudo sobre a atuação pedagógica dos preceptores de enfermagem de um hospital público da capital fluminense analisou questões de dinamicidade e infraestrutura em preceptoria representada por dez critérios, classificados por sua vez, em quatro níveis de qualidade: “Elevado”, “Razoável”, “Baixo” e “Inexistente”. Analogamente, a conjuntura estrutural influenciou na escolha dos recursos instrucionais utilizados pelos preceptores. Considerações finais: A reflexão sobre os caminhos seguidos pela preceptoria de enfermagem nos hospitais públicos permitiu concluir que as práticas acadêmicas locais se desenvolvem a reboque dos padrões próprios dos estabelecimentos de saúde, erguidos muitas vezes, por preceitos inadequados.
Palavras-chave: Preceptor; Docente de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Competência Clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcio Barbosa Machado Lima, Miriam Marinho Chrizostimo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/