Percepções de pós-graduandos de enfermagem sobre os cuidados paliativos oncológicos e as atribuições da espiritualidade
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3519Resumo
Trata-se de uma nota prévia de estudo fenomenológico, a ser desenvolvido em Unidade Hospitalar de Cuidados Paliativos, pertencente a um Centro de Referência de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal é desvelar a percepção dos residentes e Fellow de enfermagem sobre a formação prática em cuidados paliativos oncológico e articulações da espiritualidade; como apoio, à construção de um ebook, facilitador na formação pedagógica. Os participantes da pesquisa são enfermeiros residentes e pós-graduandos de enfermagem nos moldes fellow em cuidados paliativos. O instrumento utilizado será um questionário semiestruturado. A discussão será baseada na teoria de Merleau Ponty, que descreve a percepção como um evento que edifica uma vida pessoal com base no mundo percebido. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa. Espera-se que a pesquisa venha contribuir para estudos futuros sobre o tema, além dos avanços científicos na construção de ferramentas que facilitem o processo educativo em oncologia paliativa, bem como o fortalecimento da linha de pesquisa Formação Pedagógica em Saúde na medida em que os cuidados paliativos exigem uma melhor qualificação diante da complexidade da formação especializada neste campo de ensino prático.
Palavras-Chave: Cuidados Paliativos; Formação de Recursos Humanos em Saúde; Enfermagem; Oncologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rithiely Rosa Feital da Silva, Eliane Ramos Pereira, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/