Hábitos alimentares e suas influências sobre a saúde de hipertensos
contribuições ao cuidado de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3524Resumo
Introdução: objetivou-se discutir a respeito dos hábitos alimentares de hipertensos atendidos na atenção básica e suas influências sobre a saúde na perspectiva do cuidado de enfermagem cardiovascular. Materiais e Métodos: investigação descritiva, qualitativa, realizada num serviço de atenção básica Mineiro. Coletados dados de caracterização e entrevista individual em profundidade, em 2019, com 40 hipertensos. Análise dos dados utilizou os softwares SPSS e Iramuteq. Resultados: participaram, predominantemente, mulheres idosas, que consideraram alimentos saudáveis: verduras, legumes e frutas; e não-saudáveis: carnes vermelhas, frituras, doces, óleos/gorduras. Discussão: Foram categorias discursivas: 1). Conhecimentos e comportamentos alimentares: consequências da manutenção de uma alimentação não saudável para a saúde cardiovascular e; 2). Conscientizando-se e reconhecendo-se portador de uma Doença Cardiovascular: reeducação alimentar e a adoção de hábitos de vida saudáveis necessários à qualidade de vida e saúde. Considerações finais: observou-se um esforço à autoconscientização e adoção de hábitos saudáveis, a partir da reeducação alimentar.
Palavras-Chave: Enfermagem Cardiovascular; Hipertensão; Comportamento Alimentar; Dieta Saudável; Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laercio Deleon De Melo, Juliana de Lima Brandão, Letícia da Silva Santos, Larissy Leonildes Tavares Pereira do Nascimento, Kellen Cristina De Paula, Yasmin Mendonça Campos, Felipe Eduardo Taroco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/