Competências do enfermeiro no acolhimento com classificação de risco em uma unidade de emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3532

Resumo

Introdução: o acolhimento com classificação de risco é utilizado como uma ferramenta para melhorar os atendimentos das emergências propondo que o cliente seja acolhido e atendido com base em critérios de avaliação predefinidos na consulta de enfermagem, buscando garantir a humanização da assistência, acessibilidade e atendimento mais acolhedor e menos excludente. Objetivo: discutir as competências necessárias aos enfermeiros para o acolhimento do cliente no serviço de emergência e a classificação de risco a partir de uma abordagem situacional. Método: recorte de dissertação de mestrado, realizada a partir de estudo descritivoexploratório com abordagem qualitativa realizado no serviço de emergência adulto de um hospital do interior do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas concomitantemente a observação não participante e registro em diário de campo. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando a análise temática.Resultados: para atuação na classificação de risco, os enfermeiros destacaram competências como: realização de procedimentos técnicos essenciais calçados em saberes científicos, proatividade, comunicação, relacionamento interpessoal e liderança. Observou-se que, apesar de os enfermeiros possuírem desempenho assistencial compatível à situação clínica apresentada pelo cliente, foi relatada a necessidade de maior suporte institucional relacionado com carga horária, recursos humanos e instalações físicas. Educação permanente e capacitação da equipe multidisciplinar foram apontadas como ponto crítico para a tomada de decisões. Considerações finais: algumas competências são intrínsecas à pessoa do enfermeiro e acentuadas na prática profissional, mas devem estar associadas para garantir a qualidade da assistência e minimizar a fragilidade do fluxograma de atendimento.

Palavras-Chave: Acolhimento; Competência Profissional; Enfermagem em Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Ribeiro Mendonça, Universidade Federal Fluminense/MPES

Mestra do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF.

Gisella de Carvalho Queluci, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES-UFF.RJ, Brasil. 

Suelem Frian Couto Dias, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Fonoaudióloga, Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF.

Vinícius Rodrigues de Souza, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Enfermeiro, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF.

Downloads

Publicado

2023-11-23