Diagnóstico de infecção pelo HIV/aids entre adolescentes: reflexões sobre as intervenções de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3538Resumo
Introdução: objetivou-se refletir sobre as intervenções do enfermeiro frente a adolescentes com diagnóstico de infecções pelo HIV/Aids. Visando o alcance do objetivo proposto em resposta a questão de pesquisa, optou-se pela realização de um estudo descritivo, de cunho teórico reflexivo. Materiais e Métodos: foram pré-selecionados, 89 artigos, dos quais, na etapa de pré-seleção, foram excluídos 81 por não responderem às questões de investigação. Na etapa de seleção foram secionadas 26 obras, que foram lidos na íntegra por todos os autores em busca dos contributos de cada um deles a esta síntese reflexiva. Resultados e Discussões: a síntese do conhecimento científico foi organizada e apresentada sobre a forma de análise reflexiva na perspectiva da enfermagem em dois blocos temáticos, a saber: 1) Contextualização da Infecção pelo HIV/Aids entre adolescentes e seu processo de enfrentamento e; 2) Assistência integral de enfermagem a adolescentes: promoção da saúde, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e ações de cuidado frente à infecção por HIV/aids. Considerações Finais: o enfermeiro é essencial na execução de estratégias de diagnóstico precoce, prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis a nível primário de saúde. Dentre as ações e intervenções de enfermagem cabe destacar o seu papel educativo e à necessidade de que este processo educativo seja inclusivo e inovador e atrativo aos adolescentes com a inclusão de tecnologias acessíveis a estes.
Palavras-Chave: Enfermagem em Saúde Pública; Adolescente; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Infecções por HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Saúde Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ademir Octaviano Júnior, Jefferson Ubirajara de Moraes Menezes, Larissa Elisa de Oliveira Pena, Suelem Regina da Silva, Laercio Deleon de Melo, Felipe Eduardo Taroco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/