Impactos da pandemia de COVID-19 no ensino teórico-prático da graduação em enfermagem - Atuação dos acadêmicos de enfermagem durante o internato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3557

Resumo

Em março de 2020, o Ministério da Educação (MEC), consolidou a portaria de nº 343, que dispõe a migração das atividades presenciais para a modalidade de Educação a Distância (EaD) em escolas e instituições de ensino superior. Diante do exposto, observa-se a importância da formação dos profissionais de enfermagem com aprendizado em campo prático, visto que este é o local onde o aluno irá conseguir desenvolver inúmeras habilidades essenciais para o seu desenvolvimento. O estudo possui o objetivo geral a identificação dos impactos na aprendizagem teórico-prático dos acadêmicos de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 com a medida de isolamento social. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem mista (QUAN+QUAL). A junção do quantitativo com o qualitativo, através ética CAAE n 0 42315120.2.0000.8044 e Parecer no 4.552.435. Conclui-se que observar as dificuldades enfrentadas por acadêmicos e docentes do curso de graduação de Enfermagem durante o período pandêmico, pois foi exigido um grande esforço para a adaptação destes às novas formas de ensino na modalidade EaD.

Palavras-Chave: COVID-19; Educação à Distância; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kemely de Castro, Universidade Iguaçu (UNIG)

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira. Mestre em Urgência e Emergência. Docente do curso de Enfermagem na Universidade Iguaçu, Brasil.

Keila do Carmo Neves, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Iguaçu, Brasil

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da Universidade Iguaçu, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-23