O impacto do bullying e o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem
Palavras-chave:
Enfermagem. Bullying. Cuidado.Resumo
O estudo trata sobre bullying no contexto universitário. Tendo como objetivos: descrever o conhecimento dos
acadêmicos do curso graduação em enfermagem relativo ao bullying e avaliar o conhecimento do acadêmico de
enfermagem perante as ações de prevenção do bullying. O estudo é de natureza qualitativa e abordagem descritiva.
A produção de dados foi por meio de questionário estruturado. Os sujeitos da pesquisa foram trinta e três discentes do
curso de enfermagem da Universidade Severino Sombra situada no município de Vassouras/RJ. Sendo treze discentes
do oitavo período diurno, dez discentes do décimo período noturno e dez discentes do nono período noturno. Em
respeito aos aspectos éticos e legais da pesquisa, o projeto foi submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa
da Universidade Severino Sombra, atendendo a resolução 466/2012 e aceito sob o número do parecer: 1.252.693. Os
dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temático. Foi construída uma categoria: Falando sobre
bullying, composta por uma subcategoria: conhecimento dos discentes sobre bullying. Os dados apontam que os
discentes possuem conhecimento teórico sobre esse fenômeno e sobre os prejuízos causados pelo mesmo nos indivíduos.
Concluímos que o fenômeno bullying é uma realidade nas instituições de ensino, gerando danos físicos, mentais
e sociais. Mas só agora vem ganhando destaque em pesquisas e discussões. Fato este que demonstra a importância
da enfermagem na prevenção e criação de estratégias eficazes nessa luta contra o bullying, trabalhando de forma
interdisciplinar e promovendo a amizade, o respeito e ambientes sem violência, onde se estabeleçam relações saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/