Impactos da pandemia de COVID-19 no ensino teórico-prático da graduação em enfermagem
Atuação do preceptor com acadêmicos de enfermagem durante o internato
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3562Resumo
Aos docentes é destinada à dura tarefa de ensinar, considerando as desigualdades do acesso ao ensino remoto, além da dura tarefa de preparação de aula, cenário, preparação e gravação de vídeo aulas, desempenhando sua atividade laboral em uma jornada de 24/7–24 horas e 7 dias por semana. Para os discentes um fato preocupante é a ausência do campo prático, visto que é onde o aluno desenvolve inúmeras habilidades essenciais para o seu aprendizado, construção de experiências e formação de qualidade. O estudo possui o objetivo geral de investigar adaptação de docentes do curso de enfermagem na utilização das tecnologias remotas durante a pandemia e quantificar o nível de adaptação por meio de autoavaliação comparativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem mista (QUAN+QUAL). A junção do quantitativo com o qualitativo, através ética CAAE n 0 42315120.2.0000.8044 e Parecer no 4.552.435. Através desse estudo, pode-se compreender a tamanha dificuldade e percalços que alunos e professores enfrentaram durante a pandemia da COVID-19, as consequências e déficit na aprendizagem dos alunos e a importância de a enfermagem ser presencial.
Palavras-Chave: Docentes; Ensino; Saúde; Preceptoria; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Christiny Amorim dos Santos, Bruna Porath Azevedo Fassarella, Keila do Carmo Neves, Wanderson Alves Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/