Aspectos subjetivos na abordagem educativa ao sujeito hipertenso e diabético: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3577

Resumo

Introdução: identificar e discutir com base na revisão da literatura científica aspectos subjetivos de sujeitos hipertensos e diabéticos no contexto da educação em saúde. Materiais e método: revisão integrativa da literatura com coleta de dados nas bibliotecas Medline, Lilacs, BDenf, Scielo, BVS e Pubmed, no período de 2017 a novembro de 2022, utilizando os descritores Hypertension, Diabetes Mellitus e Health Education, com textos publicados no período 2014-2022. Os artigos foram lidos e os conteúdos tabulados e interpretados. Resultados: ao serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram obtidos 22 artigos, cujas análises textuais permitiram a construção de três categorias temáticas: aspectos subjetivos da esfera emocional; subjetividades advindas do mundo social; aspectos subjetivos inerentes à autopercepção do paciente. Considerações finais: os aspectos subjetivos integram o processo de saúde e adoecimento do sujeito com hipertensão arterial e diabetes mellitus e agem na forma como a enfermidade é compreendida pelo indivíduo e consequentemente na adoção de atitudes e comportamentos diante do tratamento. Estratégias de educação em saúde devem contemplar esses aspectos para maior humanização e efetividade das ações de promoção à saúde e prevenção de complicações das doenças.

Palavras-chave: Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Enfermagem, Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christhian Antônio Brezolin, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Christhian Antônio Brezolin, Enfermeiro. Universidade Federal Fluminense. Brasil. E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9525-2459.

Enéas Rangel Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enéas Rangel Teixeira, Docente. Universidade Federal Fluminense, Brasil. E-mail: [email protected]. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1721-2056.

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Jorge Luiz Lima da Silva, Docente. Universidade Federal Fluminense, Brasil. E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2370-6343.

Rozana Neves Guimarães de Carvalho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rozana Neves Guimarães de Carvalho, Acadêmica de enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Brasil, E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2436-1882.

Kevin Sousa Barbosa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Kevin Sousa Barbosa, Acadêmico de enfermagem. Universidade Federal Fluminense. E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4312-8157.

Downloads

Publicado

2023-12-23