Aspectos subjetivos na abordagem educativa ao sujeito hipertenso e diabético: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3577Resumo
Introdução: identificar e discutir com base na revisão da literatura científica aspectos subjetivos de sujeitos hipertensos e diabéticos no contexto da educação em saúde. Materiais e método: revisão integrativa da literatura com coleta de dados nas bibliotecas Medline, Lilacs, BDenf, Scielo, BVS e Pubmed, no período de 2017 a novembro de 2022, utilizando os descritores Hypertension, Diabetes Mellitus e Health Education, com textos publicados no período 2014-2022. Os artigos foram lidos e os conteúdos tabulados e interpretados. Resultados: ao serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram obtidos 22 artigos, cujas análises textuais permitiram a construção de três categorias temáticas: aspectos subjetivos da esfera emocional; subjetividades advindas do mundo social; aspectos subjetivos inerentes à autopercepção do paciente. Considerações finais: os aspectos subjetivos integram o processo de saúde e adoecimento do sujeito com hipertensão arterial e diabetes mellitus e agem na forma como a enfermidade é compreendida pelo indivíduo e consequentemente na adoção de atitudes e comportamentos diante do tratamento. Estratégias de educação em saúde devem contemplar esses aspectos para maior humanização e efetividade das ações de promoção à saúde e prevenção de complicações das doenças.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Enfermagem, Psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Christhian Antônio Brezolin, Enéas Rangel Teixeira, Jorge Luiz Lima da Silva, Rozana Neves Guimarães de Carvalho, Kevin Sousa Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/