Aspectos subjetivos na abordagem educativa ao sujeito hipertenso e diabético: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3577Resumo
Introdução: identificar e discutir com base na revisão da literatura científica aspectos subjetivos de sujeitos hipertensos e diabéticos no contexto da educação em saúde. Materiais e método: revisão integrativa da literatura com coleta de dados nas bibliotecas Medline, Lilacs, BDenf, Scielo, BVS e Pubmed, no período de 2017 a novembro de 2022, utilizando os descritores Hypertension, Diabetes Mellitus e Health Education, com textos publicados no período 2014-2022. Os artigos foram lidos e os conteúdos tabulados e interpretados. Resultados: ao serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram obtidos 22 artigos, cujas análises textuais permitiram a construção de três categorias temáticas: aspectos subjetivos da esfera emocional; subjetividades advindas do mundo social; aspectos subjetivos inerentes à autopercepção do paciente. Considerações finais: os aspectos subjetivos integram o processo de saúde e adoecimento do sujeito com hipertensão arterial e diabetes mellitus e agem na forma como a enfermidade é compreendida pelo indivíduo e consequentemente na adoção de atitudes e comportamentos diante do tratamento. Estratégias de educação em saúde devem contemplar esses aspectos para maior humanização e efetividade das ações de promoção à saúde e prevenção de complicações das doenças.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Enfermagem, Psicologia.
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Copyright (c) 2023 Christhian Antônio Brezolin, Enéas Rangel Teixeira, Jorge Luiz Lima da Silva, Rozana Neves Guimarães de Carvalho, Kevin Sousa Barbosa
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