A saúde do escolar na Atenção Primária à Saúde: Relatos e reflexões da fonoaudiologia no NASF
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3579Resumo
Introdução: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família dentro da Atenção Primária à Saúde foi instituído para possibilitar a ampliação da resolutividade das ações realizadas pelas equipes de saúde e o compartilhamento dos diversos saberes entre profissionais, famílias e usuários do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Relatar a experiência acerca das práticas vivenciadas pela fonoaudiologia nas ações de matriciamento junto às equipes de Saúde da Família quanto à saúde do escolar, tendo como embasamento as vivências da autora principal. Método: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem teórica fundamentada no referencial teórico metodológico da Análise Institucional, a partir dos conceitos de instituição nos seus momentos instituído, instituinte e de institucionalização, e do conceito de implicação. Resultados: Ao olhar para o público escolar, que engloba o indivíduo em sua formação como sujeito no mundo, ainda maleável para a aquisição de aprendizados que favoreçam o autocuidado e o cuidado com o outro numa visão mais integral, será necessário o desvencilhamento de práticas instituídas, abrindo possibilidades para a construção de um modelo de saúde e educação que representem o que se almeja alcançar num futuro próximo nos serviços da Atenção Primária à Saúde.
Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Fonoaudiologia; Análise Institucional; Saúde do Estudante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia Marano Lima, Lucia Cardoso Mourão, Ana Clementina Vieira de Almeida, Isabel Cristina de Moura Leite, Alexandra Rodrigues Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/