Cuidados do enfermeiro a recém-nascidos críticos no cateterismo epicutâneo auxiliado por ultrassonografia

revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3605

Resumo

Resumo

Introdução:  Estudo de revisão, primeira fase de uma  tese de doutorado,  realizado com o  objetivo de mapear evidências atuais que contemplem cuidados do enfermeiro a recém-nascidos críticos submetidos a cateterismo epicutâneo com ultrassonografia à beira do leito. Materiais e Métodos: Revisão de escopo, seguindo metodologia do Joanna Briggs Institute, com protocolo registrado na Open Science Framework. As buscas foram realizadas em cinco bases de dados e no Google Scholar, entre março e maio de 2022. A análise das citações dos estudos capturados foi um recurso utilizado para aumentar a amostra. Resultados: Os cuidados do enfermeiro que emergiram dos 22 estudos selecionados, publicados entre 2017 e 2022, em diversos países, foram apresentados por meio de quadro sinóptico, dividido em gestão do cuidado e  cuidados diretos ao  recém- nato nas fases de pré-inserção, inserção e manutenção e remoção do cateter. Discussão: A discussão narrativa realizada foi focada em recomendações  atuais, derivadas da incorporação do ultrassom portátil ao processo estudado, tais como medidas suplementares para manutenção de barreira asséptica máxima, visualização de vasos mais aprofundados,  escolha do cateter mais adequado ao vaso escolhido  e confirmação da  localização da  ponta do cateter  a partir de protocolos específicos, limitados. Considerações finais: O mapeamento realizado possibilitou a estratificação, baseada em evidências atuais, do cuidado do enfermeiro neonatal em cateterismo epicutâneo  ecoassistido,  e tem potencial  tanto para  contribuir no  desenvolvimento de estudos futuros quanto para auxiliar nos cenários de prática, notadamente naqueles que visam incorporar o ultrassom em seus protocolos de enfermagem para estabelecimento de acessos venosos.

Descritores: Cateterismo Venoso Central; Ultrassonografia de Intervenção; Recém-Nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Cuidados de Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Farias de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF).  Discente do Curso de Doutorado do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (PACCS/EEAAC/UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Zenith Rosa Silvino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Docente vinculada  ao Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (PACCS/EEAAC/UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Andréa Maria Alves Vilar, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Mestre em Saúde Materno Infantil (UFF). Discente do Curso de Doutorado do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (PACCS/EEAAC/UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Cláudio José de ´Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

 Enfermeiro. Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF). Docente vinculado ao  Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (PACCS/EEAAC/UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-23