Impactos na formação dos residentes de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3606Resumo
Objetivo: descrever as evidências científicas sobre os impactos na formação de residentes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Método: pesquisa qualitativa do tipo revisão integrativa de literatura orientada pelo acrônimo PICo (Participante, Fenômeno de Interesse e Contexto). Considera-se P – Residentes de enfermagem; I – Impactos na formação e Co – Pandemia de COVID-19. Foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED, EMBASE, CINAHL e LILACS. Seguiu-se os passos metodológicos da identificação do tema e seleção de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, categorização dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Resultados: foram selecionados 09 artigos e, a partir da análise de conteúdo de Bardin, foram elencadas 3 categorias: Impactos relacionados à saúde psíquica e fatores estressores (03) artigos; Aspectos ocupacionais e segurança, contágio e fatores correlacionados (2) artigos; Exaustão, cansaço físico, dificuldade no aprendizado e dificuldade de interação (4) artigos. Conclusão: os estudos apontaram que o impacto na formação dos residentes de enfermagem durante o contexto pandêmico afetou primordialmente a esfera da saúde mental de maneira direta e/ou indireta.
Palavras-chaves: Internato e Residência; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; COVID-19; Estresse Psicológico; Ansiedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlos Roberto Thomaz Júnior, Ronan dos Santos, Renato Tonole, Cláudia Regina Gomes de Araújo, Tatiane Araújo dos Santos, Joanir Pereira Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/