Impactos na formação dos residentes de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3606

Resumo

Objetivo: descrever as evidências científicas sobre os impactos na formação de residentes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Método: pesquisa qualitativa do tipo revisão integrativa de literatura orientada pelo acrônimo PICo (Participante, Fenômeno de Interesse e Contexto). Considera-se P – Residentes de enfermagem; I – Impactos na formação e Co – Pandemia de COVID-19. Foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED, EMBASE, CINAHL e LILACS. Seguiu-se os passos metodológicos da identificação do tema e seleção de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, categorização dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Resultados: foram selecionados 09 artigos e, a partir da análise de conteúdo de Bardin, foram elencadas 3 categorias: Impactos relacionados à saúde psíquica e fatores estressores (03) artigos; Aspectos ocupacionais e segurança, contágio e fatores correlacionados (2) artigos; Exaustão, cansaço físico, dificuldade no aprendizado e dificuldade de interação (4) artigos. Conclusão: os estudos apontaram que o impacto na formação dos residentes de enfermagem durante o contexto pandêmico afetou primordialmente a esfera da saúde mental de maneira direta e/ou indireta.

Palavras-chaves: Internato e Residência; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; COVID-19; Estresse Psicológico; Ansiedade. 

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Publicado

2023-08-31