Impactos na formação dos residentes de enfermagem frente à pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3606Resumo
Objetivo: descrever as evidências científicas sobre os impactos na formação de residentes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Método: pesquisa qualitativa do tipo revisão integrativa de literatura orientada pelo acrônimo PICo (Participante, Fenômeno de Interesse e Contexto). Considera-se P – Residentes de enfermagem; I – Impactos na formação e Co – Pandemia de COVID-19. Foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED, EMBASE, CINAHL e LILACS. Seguiu-se os passos metodológicos da identificação do tema e seleção de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, categorização dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Resultados: foram selecionados 09 artigos e, a partir da análise de conteúdo de Bardin, foram elencadas 3 categorias: Impactos relacionados à saúde psíquica e fatores estressores (03) artigos; Aspectos ocupacionais e segurança, contágio e fatores correlacionados (2) artigos; Exaustão, cansaço físico, dificuldade no aprendizado e dificuldade de interação (4) artigos. Conclusão: os estudos apontaram que o impacto na formação dos residentes de enfermagem durante o contexto pandêmico afetou primordialmente a esfera da saúde mental de maneira direta e/ou indireta.
Palavras-chaves: Internato e Residência; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; COVID-19; Estresse Psicológico; Ansiedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlos Roberto Thomaz Júnior, Ronan dos Santos, Renato Tonole, Cláudia Regina Gomes de Araújo, Tatiane Araújo dos Santos, Joanir Pereira Passos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/