Segurança do paciente na unidade de urgência e emergência: percepção do usuário
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3612Resumo
Objetivos: Analisar a percepção dos usuários quanto à segurança do paciente no atendimento em saúde na unidade de urgência e emergência e verificar a percepção dos pacientes sobre falhas no atendimento recebido. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de caráter observacional e abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada na unidade de Urgência e Emergência de um hospital do sudoeste da Bahia. A amostra foi composta por 150 pacientes, sendo aplicado questionário adaptado de estudo anterior. Os dados quantitativos foram analisados utilizando a estatística descritiva, com apresentação de frequências simples e relativas. Para a análise qualitativa utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os dados evidenciaram que 76,67% dos participantes tiveram classificação de risco amarelo e 77,33% receberam algum tipo de informação e as compreenderam bem. Sobre a equipe de enfermagem, os aspectos positivos se sobressaíram em relação aos negativos. A maioria dos participantes afirmou que pode contribuir com a segurança no ambiente hospitalar. Discussão: é importante incentivar o paciente a lidar com suas necessidades de saúde, participar dos planos assistenciais, pois são a principal fonte de prevenção de erros, de modo a alcançar a integralidade e resolutividade da assistência, centralizado nas necessidades do paciente. Conclusões: A pesquisa avaliou a percepção dos usuários, atendidos na unidade de urgência e emergência, em relação à sua segurança. Foi evidenciado satisfação considerável com a segurança no ambiente hospitalar. Porém, requerem melhora na comunicação, estrutura física e a atenção dos profissionais.
Descritores: Segurança do Paciente; Emergências; Participação do Paciente; Assistência ao Paciente; Equipe Multiprofissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Maria Silva, Monnyck Freire Santos Lima, Chrisne Santana Biondo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/