A bioética principialista na formação de profissionais psicólogos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3616Resumo
Introdução: A bioética é o estudo sistemático da conduta humana em trabalhos/ pesquisas que envolvem seres humanos, sendo necessária na formação do psicólogo para reflexão ética em dilemas que possam surgir na prática. Desta forma, traçou-se como objetivo: analisar a percepção dos profissionais psicólogos sobre a abordagem de conteúdos da bioética principialista na formação acadêmica. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória, transversal, de abordagem quantitativa. Teve como campo do estudo o município de Jequié no estado da Bahia, e sua população foram Psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia Bahia-Sergipe (CRP-03), para coleta de dados utilizou-se questionário estruturado construído através da plataforma Google-forms. Utilizou-se análise descritiva e as variáveis categóricas foram descritas por meio de frequências absolutas e relativas e a análise inferencial foi realizada pelo teste de qui-quadrado. Resultados e Discussão: 76,30% dos psicólogos afirmaram já ter tido contato com a bioética, sendo que 59,20% o tiveram durante a graduação. 13,50% afirmaram não ter havido nenhum contato. Quanto a metodologia de ensino utilizada, 40,80% informaram aula teórica e 39,50% discussão de dilemas bioéticos. Relacionado a bioética principialista, 77,60% não a conhecem. 97,40% consideraram a Bioética como conteúdo importante para a formação do psicólogo. Considerações finais: O estudo demonstrou que os psicólogos formados a menos de 5 anos indicaram maior contato com o tema, porém sem a especificidade da bioética principialista. Referiram como principais meios de contato com o tema as aulas e eventos específicos na área e como metodologia de ensino, referiram discussão de dilemas e aulas expositivas.
Palavras-Chave: Bioética; Psicólogo; Principialismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cattiúscia Batista Bromochenkel, Italo Emmanoel Silva e Silva, Maria Madalena Souza dos Anjos Neta, Sérgio Donha Yarid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/