A bioética principialista na formação de psicólogos e aplicabilidade na atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3617Resumo
Introdução: A bioética é a área da ciência que busca compreender e embasar profissionais que atuam com seres humanos e saúde no sentido de garantir que seus direitos sejam preservados e respeitados, visando a equidade, integralidade e o bem-estar. A Psicologia necessita fundamentar seus conhecimentos e aplicá-los de forma ética, responsável, criando condições para contribuir com o bem-estar dos indivíduos e comunidades, pautando-se na bioética. Objetivo: compreender a influência dos conteúdos da bioética principialista na prática profissional dos psicólogos. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa apresentando delineamento exploratório com 76 Psicólogos do interior da Bahia. A coleta de dados foi através de questionário enviado através da plataforma Google-forms. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para análise dos dados. Resultados e Discussão: Ao abordar as expressões mais significativas em relação a formação do Psicólogo e bioética apresentou ocorrência dos termos “humano” “Psicólogo”, “ético”; “princípio”; “contribuir” e “prático” relacionados a ideia de que o cuidado com as pessoas envolve processos éticos e contribuem para a prática do profissional, levando a relevância da aplicabilidade da Bioética. Ao serem evocados princípios da bioética, os referidos foram referentes ao principialismo, que não se encontram explícitos nos documentos normativos da profissão. Conclusão: A evocação de palavras relacionada a Bioética traz a representação da bioética principialista através da evocação dos termos: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Os profissionais percebem relevância da temática na sua atuação sendo importante na tomada de decisão, nos dilemas e na aplicabilidade prática nos serviços onde atuam.
Palavras-Chave: Bioética, Psicologia, Formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cattiúscia Batista Bromochenkel, Maria Madalena Souza dos Anjos Neta, Sérgio Donha Yarid
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/