Educação Interprofissional na formação dos profissionais de saúde à luz da Análise Institucional
Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3618Resumo
O desafio posto para as universidades e os serviços é atender às complexas e dinâmicas necessidades de saúde, institucionalizando o modelo de atenção do SUS, acompanhado de um processo sólido de reorientação do modelo de formação. Este estudo teve como objetivo apresentar os resultados de uma revisão de literatura sobre a EIP, destacando como a interprofissionalidade, as ações colaborativas e a integração ensino-serviço-comunidade podem favorecer a formação de acadêmicos na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional. Na primeira fase, buscou na Scielo e na Biblioteca Virtual em Saúde artigos sobre a temática a ser abordada, sendo selecionados 9 artigos. Na segunda fase, foram utilizados documentos e manuais que abordam a EIP e o PET-Saúde. Como resultado destacaram-se os movimentos instituídos e instituites presentes nas instituições saúde, educação, formação e práticas em saúde, e que são muitos os obstáculos e desafios a serem enfrentados para romper com as práticas instituídas. Esses necessitam ser rompidas desde o micro espaço das salas de aula e dos ambientes onde se desenvolvem as práticas de cuidado, durante a formação, até o nível macro, ampliando e favorecendo a implantação de novas políticas para a formação de docentes, profissionais de saúde e acadêmicos para o SUS. Espera-se com este estudo, contribuir com as reflexões e debates sobre as necessárias mudanças curriculares e coadunadas com a ampliação de espaços nos serviços para a formação de futuros profissionais de saúde.
Palavras-chave: Educação Interprofissional; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandra Rodrigues Barbosa, Lucia Cardoso Mourão, Ana Clementina Vieira de Almeida, Isabel Cristina de Moura Leite, Patrícia Marano Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/