Saúde Mental acadêmicos de Enfermagem em tempos de Covid-2019

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3620

Resumo

A COVID-19 gerou grave crise na saúde global, inclusive no âmbito universitário em que atividades presenciais foram substituídas, pelo ensino remoto em que os estudantes de enfermagem foram sujeitos a rápidas mudanças, desde suspensão das aulas ao surgimento do ensino remoto, o que pode ter desencadeado dificuldades de adaptação e problemas relacionados à saúde mental dos mesmos. Objetivo: Avaliar os efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes de enfermagem de uma universidade do interior do maranhão. Metodologia: Tratou-se de estudo transversal de abordagem quantitativa, de carácter descritivo. A amostra foi composta por 76 discentes de enfermagem que frequentavam o ensino remoto na pandemia. A coleta de dados ocorreu entre agosto e outubro de 2022 de forma online, contendo características sociodemográficas bem como foi aplicado a escala de depressão, ansiedade e estresse- 21. Resultados: Os resultados obtidos revelam a predominância de acadêmicos do sexo feminino, com idade de 20 a 29 anos, e dos últimos períodos do curso de enfermagem, verificou-se a prevalência de acadêmicos com graus moderados, leves e normais de ansiedade, depressão e estresse, constatou-se uma correlação entre o grau de severidade da depressão e os níveis de satisfação com o ensino mediado por meio do Ensino Remoto Emergencial. Considerações Finais: Ressalta-se a necessidade de maior cuidado com a saúde mental de estudantes bem como a criação de políticas internas efetivas para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos graduandos.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial (ERE); Enfermagem; Covid-19; Saúde Mental.

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Biografia do Autor

Marineide de Sousa Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Discente do Curso de Enfermagem. Doutora em Biologia celular e Molecular aplicada a saúde. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil.

Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Docente do Curso de Enfermagem. Doutora em Biologia celular e Molecular aplicada a saúde. Tutora de campo e Professora da Residência Multiprofissional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil. 

Jéssica Sobral de Aguiar, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Discente de Enfermagem.Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil.

Kelly Pereira Rodrigues dos Santos, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA)

Docente no curso de Fisioterapia, Psicologia e Estética e Cosmética no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA). Maranhão, Brasil.

Erick Martins Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Discente de Enfermagem. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil.

Isadora Ravenna dos Santos Reis, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Discente de Enfermagem. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias, Maranhão, Brasil. 

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Publicado

2023-11-23