A Formação de Profissionais de Enfermagem em Libras Enquanto Instrumento dos Princípios de Universalidade, Integralidade e Equidade do Sus
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3624Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) é norteado a partir de 03 princípios: a universalidade, integralidade e equidade. Dito isto, essa pesquisa sustenta a hipótese de existirem barreiras no acesso de pessoas com deficiência auditiva ao SUS proporcionadas pela linguagem, que prejudica todos os níveis de prevenção de saúde, destacando-se a prevenção primária. E que, portanto, a capacitação da enfermagem em LIBRAS é primordial para estabelecimento dos princípios do SUS, uma vez que a classe profissional tem papel de destaque na Atenção Básica de Saúde. Sendo assim, este artigo tem objetivo de revisar a literatura científica que trata sobre a formação em LIBRAS dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária de Saúde e seus impactos na assistência oferecida aos pacientes surdos sob a luz dos princípios de integralidade, universalidade e equidade do SUS e das metas de Segurança do Paciente. A metodologia escolhida foi a revisão integrativa de literatura. Tendo como fonte de pesquisa as seguintes plataformas de periódicos acadêmicos: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Como resultado, reuniu 08 artigos que tratavam sobre o acesso dos surdos à saúde e as barreiras enfrentadas relacionadas ao desconhecimento dos profissionais de enfermagem a LIBRAS, bem como, demonstrou estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover a comunicação com esses clientes. Por fim, todos os estudos reunidos evocaram sobre o impacto positivo da comunicação efetiva entre profissionais de enfermagem e o paciente tanto no acesso ao serviço de saúde, quanto à segurança na assistência prestada.
Palavras-Chave: Surdez; Pessoas com Deficiência Auditiva; Atenção Primária à Saúde; Línguas de Sinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thayna Carvalho dos Santos, Renata da Costa Santos Borges, Raphael Dias de Mello Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/