Descarte correto dos antineoplásicos orais: capacitação dos Recursos Humanos em Saúde através da Educação Permanente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3651

Resumo

O descarte incorreto dos medicamentos no meio ambiente podem contaminar a água, o solo e os animais. Seja no esgoto ou no lixo comum essas substâncias chegam aos rios e fontes de água potável trazendo graves riscos e danos à saúde da população. Os antineoplásicos amplamente utilizados para o tratamento do câncer representam um grupo químico que desperta grande preocupação como resíduos, devido ao uso cada vez mais frequente no mundo e pelo seu caráter citotóxico e mutagênico. Portanto, por serem contaminantes emergentes podem trazer, nos próximos anos, impactos alarmantes à saúde da população e ao meio ambiente. Dentro desta realidade, observou-se que, durante o processo de dispensação dos medicamentos oncológicos, as orientações de como realizar o correto descarte dos mesmos são de grande relevância e, portanto, este estudo se propõe a desenvolver as reflexões e os saberes dos recursos humanos em saúde envolvidos na assistência aos usuários de antineoplásicos. Trata-se de um estudo de intervenção, prospectivo qualificado como ex-ante - ex-post, que envolve 12 participantes que desempenham suas funções no Serviço de Farmácia de um hospital federal do município do Rio de Janeiro. Para análise dos resultados será utilizado o Teste t pareado com a verificação da significância do valor de p. O estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa institucionais. O resultado esperado é promover a capacitação de recursos humanos em saúde de forma a qualificar a assistência prestada em sua integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Novaes Liporage, Universidade Federal Fluminense (MPES)

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Benedito Carlos Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (MPES)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Ranieri Carvalho Camuzi, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-31