Desafios da implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos em Saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3652Resumo
A gestão de custos no SUS visa estabelecer os processos e o consumo adequado de recursos que privilegiam a qualidade, construindo padrões de referência que possibilitem remuneração mais apropriada das ações e serviços públicos de qualidade em saúde. Desse modo, este trabalho tem como objetivo conhecer os desafios encontrados no Programa Nacional de Gestão de Custos. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura do tipo narrativa. Realizou-se a busca da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde, durante os meses de abril a julho de 2022. Um total de 07 artigos potencialmente relevantes foram selecionados para este estudo. Foi realizada a análise descritiva dos estudos selecionados. Observou-se que no setor público é notadamente escassa as informações gerenciais e práticas de gestão, especialmente no que se refere à gestão de custos. Isto pode ser claramente evidenciado na restrição dos estudos ligados a este tema na literatura. Em nosso país, o direito à saúde expresso na Constituição Federal, a universalidade, integralidade e equidade, representam um grande desafio para a gestão pública, uma vez que as adversidades encontradas no país sejam elas estruturais, políticas e/ou econômicos inviabilizam uma gestão eficiente dos recursos de modo a alcançar os direitos básicos dos indivíduos. Através deste estudo foi possível conhecer os principais desafios relacionados ao Programa Nacional de Gestão de custos em saúde e compreender a importância do SUS enquanto gerenciamento dos custos em saúde. Ademais, sugere-se pesquisar futuras pesquisas atreladas a essa para propiciar maior visibilidade da temática.
Palavras-chave: Políticas Públicas; SUS; Gestão em Saúde; Gestão de Custos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Ramos dos Santos, Monnyck Freire Santos Lima, Alba Benemérita Alves Vilela, Ismar Eduardo Martini Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/