Fatores sociodemográficos, clínicos e de assistência pré-natal relacionados à vacinação contra COVID-19 em gestantes
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.3679Resumo
Introdução: Gestantes e puérperas estão propensas a quadros graves de COVID-19. O presente estudo objetivou avaliar fatores sociodemográficos, clínicos e de assistência pré-natal relacionados à vacinação contra COVID-19 em uma amostra de puérperas. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado através de entrevista e consulta ao prontuário e caderneta de pré-natal de puérperas atendidas em hospital universitário de referência no sul do Brasil. Resultados: A amostra foi composta por 233 puérperas entrevistadas. Afirmaram não ter se vacinado 45 (19,3%) puérperas, em oposição às 188 (80,7%) participantes vacinadas. Puérperas que se autodeclararam não brancas apresentaram maior taxa de vacinação contra a COVID-19 (RC 2,36; IC 95% 1,17-4,78). Mulheres que não realizaram o pré-natal exclusivamente no setor público revelaram maior chance de não se vacinar (RC 2,32; IC 95% 1,04-5,21) e de não receber duas ou mais doses de imunizante (RC 2,90; IC 95% 1,38-6,11). Discussão: Estiveram relacionados com maior cobertura vacinal contra COVID-19 a cor da pele não branca e ter realizado o pré-natal exclusivamente no setor público. Considerações finais: Os resultados apresentados contribuem para a compreensão de fatores associados a aceitação ou hesitação vacinal em gestantes.
Palavras-chave: Gestação; COVID-19; Vacinação; Hesitação Vacinal; Assistência Pré-natal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Schmidt Vieira, Nicole Zazula Beatrici, Iago Felipe Alexandrini, Alberto Trapani Júnior, Roxana Knobel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/