Acolhimento Emocional do Adolescente e Saúde Mental da Equipe na Atenção Básica: Protocolo de Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3697

Resumo

Introdução: descrever um protocolo de escopo para mapear, a correlação entre a saúde mental dos profissionais de saúde e o acolhimento das demandas emocionais do adolescente na atenção básica. Materiais e Métodos: seguirá a metodologia proposta pelo manual do The Joanna Briggs Institute (JBI). O protocolo foi registrado no Open Science Framework (OSF), link osf.io/zc9h3/, e publicado (DOI: 10.31219/osf.io/zc9h3), seguindo os passos determinados pelo checklist PRISMA-Extensão para Revisões de Escopo (PRISMA-ScR). Resultados: a busca pelos resultados será realizada em seis bases de dados e na literatura cinzenta. As citações serão agrupadas no software Rayyan e as duplicatas removidas. A seleção dos artigos será realizada em duas etapas, leitura de títulos e resumos, seguida da avaliação do texto completo por dois revisores independentes, sendo acionado um terceiro em situações de divergência. Discussão: Para a análise e discussão os dados extraídos serão sintetizados de forma descritiva. Um resumo narrativo acompanhará os resultados tabulados e mapeados e descreverá como os resultados se relacionam com o objetivo e a questão da revisão. Considerações Finais: O artigo final utilizará o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analysis extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR).

Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Saúde do Adolescente; Saúde Mental; Equipe de Saúde; Cuidado de Si.

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Biografia do Autor

Laís Mariano de Paiva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Discente do Curso de Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde – PACCS. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Email: [email protected] / ORCID*: https://orcid.org/0000-0001-6980-7484

 

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora, Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde – PACCS. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Email: [email protected] / ORCID*: https://orcid.org/0000-0002-8416-6272

 

Marilei de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense (MPES)

Doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES. Universidade Federal Fluminense-MPES, Niterói, RJ, Brasil. Email: [email protected] / ORCID*: https://orcid.org/0000-0002-3276-0026

 

Thiago Nogueira Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Discente do Curso de Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde – PACCS. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Email: [email protected] / ORCID*: https://orcid.org/0000-0002-8666-8698

 

 

Marcelle Ignácio Rebello, Universidade Federal Fluminense

Discente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Email: [email protected] / ORCID*: https://orcid.org/0000-0002-8652-167X

 

Luciana Silverio Alleluia Higino da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. E-mail:  [email protected] / ORCID*: https://orcid.org/0000-0003-2786-5680.

 

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Publicado

2023-08-31