Tecnologias Relacionais na Promoção da Saúde Mental do Adolescente Escolar: Protocolo de revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3698Resumo
Introdução: descrever um protocolo de escopo para mapear a utilização de tecnologias relacionais na promoção da saúde mental do adolescente escolar. Materiais e Métodos: acompanhará a metodologia proposta no manual do The Joanna Briggs Institute (JBI). O protocolo foi registrado no Open Science Framework (OSF), link osf.io/qfzc3, publicado (DOI: 10.31219/osf.io/qfzc3), seguindo os passos apontados pelo checklist PRISMA-Extensão para Revisões de Escopo (PRISMA-ScR). Resultados: a composição dos resultados primários obtidos em busca inicial para apropriação de conhecimento sobre a tematica desse artigo, levantamento de descritores e discussões parciais em torno desses achados permitiram identificar 27 estudos, sendo 25 na PubMed e 2 na Scopus. Após exclusão dos artigos identificados como duplicados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 5 estudos. Discussão: com isso, ao encontrar alicerce nos achados iniciais, a pesquisa que estará baseada nesse protocolo mostra-se relevante para subsidiar a identificação de estratégias em saúde para ampliação em planos de intervenção e políticas públicas. Considerações finais: assim, com relação aos resultados esperados bem como as potenciais conclusões, o estudo a ser realizado tomando como base este protocolo de revisão de escopo, procurará organizar os estudos publicados, a fim de favorecer a análises e operacionalizações sobre utilização de tecnologias relacionais na promoção da saúde mental do adolescente escolar.
Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Saúde do Adolescente; Saúde Mental; Equipe de Saúde; Promoção da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago Nogueira Silva, Claudia Mara de Melo Tavares, Marilei de Melo Tavares, Laís Mariano de Paiva, Marcelle Ignácio Rebello, Luciana Silverio Alleluia Higino da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/