Importância da ESF em termos de saúde pública e o acolhimento humanizado: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3703Resumo
Objetivo: descrever a experiência de uma médica em uma equipe multiprofissional no processo de acolhimento humanizado de uma Unidade de Saúde da Família no município de Maricá, região metropolitana da capital do estado do Rio de Janeiro. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência que narra ações e aspectos relacionados ao processo de acolhimento humanizado em Unidade de Saúde da Família, com foco na capacitação da equipe multiprofissional, na perspectiva da educação permanente. Resultado: Os resultados evidenciam a necessidade do processo de capacitação ser focado na equipe, visando não apenas o acolhimento aos usuários, e sim a iniciar pelos próprios profissionais de saúde, com destaque na importância do bem estar geral e emocional das equipes para um acolhimento humanizado à população. Conclusão: Foi iniciado um projeto com a equipe multiprofissional de forma diária de acolhimento humanizado à própria equipe, através de exercícios de respiração, meditação, palavras de conforto, espaço de escuta individual e coletivo e tarefas curtas para gerar bem estar. A resposta da equipe foi positiva a esse projeto inicial, que serviu de inspiração para a criação de um Curso de Capacitação em Acolhimento Humanizado.
Palavras-Chave: Acolhimento Humanizado; Saúde da Família; Equipe Multidisciplinar; Saúde Coletiva; Educação Permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosilene Camara Ferreira de Moraes, Marcos Paulo Ferreira de Moraes, Alexandre Souza de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/