Interprofessional practice and health care: a study in a Multi-professional Health residence
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3715Resumo
Objetivo: analisar as práticas de cuidado na perspectiva interprofissional em uma residência multiprofissional em saúde. Método: Pesquisa qualitativa de natureza exploratória realizada em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de uma universidade pública do estado da Bahia, Brasil. As ferramentas para a produção dos dados foram a entrevista semi estruturada e o diário de campo. A amostra foi definida por meio da saturação dos dados composta por 13 residentes entrevistados distribuídos em cinco campos de atuação da residência (Saúde da Família, Saúde Mental, Nutrição Clínica, Oncologia e Terapia Intensiva). Os dados das entrevistas foram interpretados por meio de análise de conteúdo, onde emergiu uma categoria: Prática Interprofissional na Residência: experiências ou políticas? Resultados: As atividades práticas de caráter interprofissional ocorrem de acordo com o ponto de atenção para o cuidado, e essas vivências dependem dos trabalhadores desses locais, o que demonstra que não há uma política institucional. Na atenção básica, permite ao residente ter uma visão ampliada da saúde e, assim, sobressai à subjetividade, o que permite associar a formação ainda pautada no modelo biomédico. Considerações finais: As práticas interprofissionais acontecem principalmente com residentes de saúde da família e que o processo de formação do residente possibilita o desenvolvimento de uma perspectiva subjetiva sobre o cuidado, diferente dos demais módulos.
Palavras-Chave: Formação Profissional; Cuidado Centrado no Paciente; Educação Interprofissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Beatriz Ferreira Barros da Silva, Talita Miranda Pitanga Barbosa Cardoso, Juliana Alves Leite Leal, Mariana de Oliveira Araújo, Magno Conceição das Merces, Marcio Costa de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/