Impacto na vida de mulheres ao se tornarem mãe de portadores de necessidades especiais: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.3777Resumo
Objetivo: analisar estudos referentes ao impacto na vida de mulheres ao se tormarem mãe de portadores de necessidades especiais. Métodos: revisão integrativa por meio das bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e SCOPUS. Resultados: estudos demonstram alterações no cotidiano familiar, social e emocional, como estresse e depressão de mães de filhos portadores de necessidades especiais. O apoio familiar e profissional agregam de maneira significativa o enfrentamento das questões vivenciadas por essa população. Conclusão: o apoio profissional, familiar e social têm impacto direto na saúde física e emocional de mulheres com filhos portadores de necessidades especiais, portanto, compreender questões do mundo vivenciado por essas mulheres visa contribuir na elaboração de políticas públicas para essa população. Contribuições para a prática: identificar questões relacionadas a mulheres mães de pessoas portadoras de necessidades especiais, instrumentaliza gestores e equipe multitisciplinar acerca da proposta e execução de políticas públicas direcionadas a essa população, que muitas vezes se encontra na invisibilidade social.
Palavras-Chave: Adaptação Psicológica; Crianças com Deficiência; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Percepção; Relação Materno-Filial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mônica Moura da Silva Lima, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Vilza Aparecida Handan De Deus, Verônica Bessa De Paulo, Rita de Cássia Ferreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/