Explorando a diversidade do cuidado familiar prestado por jovens cuidadores
protocolo de scoping review
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.3793Resumo
Introdução: Os jovens cuidadores constituem um grupo de cuidadores informais ainda pouco percebidos e estudados. Logo, a pesquisa traçou como objetivo, mapear as evidências científicas sobre os tipos de cuidado familiar prestado por jovens cuidadores em domicílio. Materiais e método: Trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo Scoping Review, segundo os pressupostos metodológicos apresentado pelo Instituto Joanna Briggs (JBI). A questão norteadora foi definida como: “Quais são as evidências científicas sobre os tipos de cuidado domiciliar prestado por jovens cuidadores?”. Serão incluídos todos os estudos encontrados nos idiomas inglês, espanhol e português, de domínio público e privado, e diferentes abordagens metodológicas. Serão excluídos os estudos que não responderem ao objetivo desta investigação, bem como os duplicados e os que não forem possíveis realizar a recuperação na íntegra. Serão utilizadas 11 bases de dados para o estudo. Os resultados serão apresentados utilizando um diagrama de fluxo, conforme preconiza a JBI. Serão utilizados ainda quadros e tabelas para facilitar a síntese dos registros incluídos na pesquisa. O protocolo desta Scoping Review foi registrado na Open Science Framework. Resultados esperados: Espera-se encontrar subsídios para sustentar o desenvolvimento de capacitações profissionais com foco na educação em saúde voltada para a família e, além de expectar melhorias na formação profissional, pretende-se ter embasamento para apoiar a criação de programas governamentais que visem auxiliar os jovens cuidadores.
Descritores: Cuidadores; Criança; Adolescente; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabrieli Patricio Rissi, Bianca Machado Cruz Shibukawa, Camila Moraes Garollo Piran, Roberta Tognollo Borotta Uema, Ieda Harumi Higarashi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/