Percepção fenomenológica dos residentes multiprofissionais acerca do padecimento do profissional que atua em cuidados paliativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3798

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos residentes multiprofissionais acerca das principais dificuldades dos profissionais que atuam em cuidados paliativos oncológicos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório com referencial teórico na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, realizado no setor de internação de um centro de referência nacional em tratamento oncológico no Rio de Janeiro/Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e fenomenológica, no período de agosto a outubro de 2022. A amostra, composta por 20 residentes, foi por conveniência e realizada pelos critérios de saturação e redundância dos dados.  As informações foram organizadas e analisadas seguindo o rigor metodológico de Amedeo Giorgi. Após a análise ancorada no referencial metodológico de Amedeo Giorge, emergiram quatro categorias, sendo uma delas “O Padecimento do profissional que atua em Cuidados Paliativos”, tendo como subcategorias: Sobrecarga emocional do profissional e Adoecimento profissional. Assim, a pesquisa mostrou a sobrecarga não só física como também psíquica e espiritual vivida pelos profissionais de saúde dentro de uma unidade de cuidados paliativos. Ademais, medidas de descompressão se fazem necessárias na rotina desses profissionais, com a finalidade de atender as necessidades apresentadas por esse profissional.

Palavras-chave: Sedação Consciente; Percepção; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceicao Grazielle Teixeira Frederico, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Mestre em Ensino na Saúde, UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Titular da UFF. Fenomenóloga. Doutora e Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); Doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH) e Doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). 

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA (UFF). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde- PACCS (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. 

Amélia Marina Morillas Bulnes, Universidad Nacional de Trujillo

Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional de Trujillo com grau de Doutor em Saúde Pública e Doutor em Planejamento e Gestão Consultor para reestruturação curricular, credenciamento universitário, sua linha de pesquisa em idosos, cuidado espiritual.

Alex Sandro de Azeredo Siqueira, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS pela Universidade Federal Fluminense(2022) e Mestrado-profissionalizante em Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial - MPEA pela Universidade Federal Fluminense(2018). 

Regina Alves Pereira, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Mestranda em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS (MPES/UFF). Pós-graduação na Universidade Veiga de Almeida – UVA (2013), graduação em Enfermagem pela UNIGRANRIO. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem oncológica paliativa.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Espiritualidade e Saúde