Percepção fenomenológica dos residentes multiprofissionais acerca do padecimento do profissional que atua em cuidados paliativos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3798Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos residentes multiprofissionais acerca das principais dificuldades dos profissionais que atuam em cuidados paliativos oncológicos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório com referencial teórico na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, realizado no setor de internação de um centro de referência nacional em tratamento oncológico no Rio de Janeiro/Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e fenomenológica, no período de agosto a outubro de 2022. A amostra, composta por 20 residentes, foi por conveniência e realizada pelos critérios de saturação e redundância dos dados. As informações foram organizadas e analisadas seguindo o rigor metodológico de Amedeo Giorgi. Após a análise ancorada no referencial metodológico de Amedeo Giorge, emergiram quatro categorias, sendo uma delas “O Padecimento do profissional que atua em Cuidados Paliativos”, tendo como subcategorias: Sobrecarga emocional do profissional e Adoecimento profissional. Assim, a pesquisa mostrou a sobrecarga não só física como também psíquica e espiritual vivida pelos profissionais de saúde dentro de uma unidade de cuidados paliativos. Ademais, medidas de descompressão se fazem necessárias na rotina desses profissionais, com a finalidade de atender as necessidades apresentadas por esse profissional.
Palavras-chave: Sedação Consciente; Percepção; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Oncologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Conceicao Grazielle Teixeira Frederico, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Amélia Marina Morillas Bulnes, Alex Sandro de Azeredo Siqueira, Regina Alves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/