Mortalidade por Doença de Parkinson no mundo: protocolo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3799

Resumo

Introdução: A Doença de Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns e intrigantes da atualidade. Caracterizada por sua progressão gradual e incapacitante, ocupa o segundo lugar em termos de incidência global. Contudo, para compreender o impacto da doença e planejar medidas preventivas e terapêuticas adequadas, faz-se necessário entender as dimensões da ocorrência de mortalidade por Doença de Parkinson. A revisão tem por objetivo identificar evidências disponíveis na literatura científica sobre a frequência e o perfil da mortalidade por Doença de Parkinson ao redor do mundo no período de 2012-2022. Materiais e Métodos: Protocolo de revisão sistemática segundo metodologia do Joanna Briggs Institute e recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. As estratégias de busca serão aplicadas nas bases de dados LILACS, PUBMED, SCOPUS e Web of Science. Serão considerados estudos de abordagem quantitativa epidemiológica, desenvolvidos com idosos acima de 60 anos diagnosticados com Doença de Parkinson. Dois revisores independentes farão a triagem dos artigos, a extração e análise dos dados. O protocolo foi registrado no PROSPERO, sob número CRD42023388221. Resultados esperados: Os resultados deste estudo possibilitarão conhecer e identificar evidências do perfil da mortalidade por Doença de Parkinson ao redor do mundo, bem como a identificação de tendências e fatores de risco que possam influenciá-la. Conclusão: Este estudo pode contribuir para melhoria do planejamento dos programas e intervenções de prevenção e tratamento da Doença de Parkinson, bem como do sistema de saúde e de seguridade social para cuidar desses pacientes.

Palavras-Chave: Epidemiologia; Mortalidade; Doença de Parkinson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Almeida Faria, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Discente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Yasmin Saba de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Felipe Guimarães Tavares, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Professor Adjunto do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-31