Metodologia ativa no ensino de enfermagem: relato de experiência, integração entre discentes ingressantes e concluintes
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3805Resumo
Objetivou-se relatar a experiência envolvendo alunos ingressantes e alunos concluintes em atividade interdisciplinar, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem e a sala de aula tradicional, por meio da associação de metodologias ativas, ferramentas digitais, criatividade e trabalho em equipe. Este estudo tratou-se de um relato de experiência com a utilização de uma Metodologia Ativa de Ensino, desenvolvida em duas disciplinas de um curso de graduação em enfermagem de um Centro Universitário, a qual ocorreu em junho de 2022, em sala de aula em formato presencial, simultaneamente com os em outra sala de aula em formato remoto. Participaram das atividades docentes e discentes, que através de um torneio de jogos de perguntas e respostas utilizando metodologias ativas. Após a realização da atividade proposta o docente responsável que ministra as disciplinas relatou sua experiência e as impressões percebidas no transcorrer da aplicação da metodologia ativa, tendo seu relato transcrito, analisado e categorizado em etapas. Os resultados mostram o desenvolvimento de uma série de habilidades de comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade, inovação, aprendizagem em pares e gamificação, nas quais os estudantes atuaram como agentes transformadores. Concluiu-se que estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a criatividade para a resolução de problemas com o manejo de novas tecnologias que requerem organização, concentração, significa desenvolver aprendizado participativo, comunicação e inteligência emocional.
Palavras-chave: Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem; Métodos de Ensino; Ensino-Aprendizagem; Indústria 4.0.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucrécia Helena Loureiro, Maria de Fátima da Rocha Pinto, Valquíria Jorge Sepp, Carlos Marcelo Balbino, Aline Viviane de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/