Metodologia ativa no ensino de enfermagem: relato de experiência, integração entre discentes ingressantes e concluintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3805

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência envolvendo alunos ingressantes e alunos concluintes em atividade interdisciplinar, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem e a sala de aula tradicional, por meio da associação de metodologias ativas, ferramentas digitais, criatividade e trabalho em equipe. Este estudo tratou-se de um relato de experiência com a utilização de uma Metodologia Ativa de Ensino, desenvolvida em duas disciplinas de um curso de graduação em enfermagem de um Centro Universitário, a qual ocorreu em junho de 2022, em sala de aula em formato presencial, simultaneamente com os em outra sala de aula em formato remoto. Participaram das atividades docentes e discentes, que através de um torneio de jogos de perguntas e respostas utilizando metodologias ativas. Após a realização da atividade proposta o docente responsável que ministra as disciplinas relatou sua experiência e as impressões percebidas no transcorrer da aplicação da metodologia ativa, tendo seu relato transcrito, analisado e categorizado em etapas. Os resultados mostram o desenvolvimento de uma série de habilidades de comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade, inovação, aprendizagem em pares e gamificação, nas quais os estudantes atuaram como agentes transformadores. Concluiu-se que estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a criatividade para a resolução de problemas com o manejo de novas tecnologias que requerem organização, concentração, significa desenvolver aprendizado participativo, comunicação e inteligência emocional.

Palavras-chave: Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem; Métodos de Ensino; Ensino-Aprendizagem; Indústria 4.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucrécia Helena Loureiro, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Pós Doutora em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO , Coordenadora e Docente do Curso de Enfermagem, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, RJ,Brasil. 

Maria de Fátima da Rocha Pinto, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Docente do Curso de Enfermagem, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, RJ, Brasil. 

Valquíria Jorge Sepp, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente  pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Docente do Curso de Enfermagem, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, RJ, Brasil. 

Carlos Marcelo Balbino, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense, Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente , Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, RJ, Brasil. 

Aline Viviane de Oliveira, Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente  pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Docente do Curso Técnico de Enfermagem, Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-23