Pandemia COVID-19: Impactos na Saúde Mental dos Estudantes Universitários e Estratégias de Promoção
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3809Resumo
O estudo teve como objetivo identificar os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes universitários e descrever as estratégias de promoção que foram utilizadas durante o período e sua utilidade para a posterioridade. Método: Trata-se de uma revisão sistemática integrativa da literatura, a pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed, BVS MS, na qual foram selecionadas as bases LILACS e MEDLINE. A estratégia utilizada para a busca de dados foi a PICo. Os descritores escolhidos foram Students, Mental Health, Mental Health Services em combinação com o operador booleano AND. Resultados e Discussão: Foram selecionados 22 artigos para esta revisão. Os impactos da pandemia COVID-19 alcançaram dimensões psico-sócio-econômicas na vida dos estudantes universitários. Grande parte da população acadêmica desenvolveu sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Após a análise dos estudos, 4 domínios foram identificados como necessários para a promoção da saúde mental: domínio físico, social, emocional e educacional. Conclusão: Os estudantes universitários tendem ao adoecimento mental em situações de forte impacto e de mudança brusca no estilo de vida, como ocorreu durante a pandemia. Devido aos altos níveis de estresse, depressão e ansiedade relatados, torna-se necessário mais pesquisas no contexto pós-pandêmico. O apoio socioeconômico, psicológico e físico foi primordial no combate dos efeitos negativos da pandemia. Recursos como os instrumentos online devem ser mais explorados para o desenvolvimento de atividades de promoção à saúde mental pós-pandemia, bem como atentar para o surgimento de novas tecnologias.
Palavras-Chave: Estudantes; Saúde Mental; Assistência à Saúde Mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Letícia Rodrigues Silva, Carina Corrêa Bonates Campos, Íris Silva Sousa, Bianca Maria Innocencio Dantas da Silveira Lobo, Beatriz de Lima Bessa Ballesteros, Elaine Antunes Cortez, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/