O ensino da segurança do paciente oncológico aplicado à enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.3838Resumo
Diante da complexidade do cuidado ao paciente oncológico, compreende-se a relevância da enfermagem na promoção da segurança do paciente, e ressalta-se a importância das estratégias de ensino e aprendizagem da segurança do paciente, na formação de profissionais de enfermagem. O objetivo deste estudo foi apresentar as estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas à enfermagem, no contexto da oncologia. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, a fim de responder à seguinte pergunta de pesquisa: Que estratégias de ensino e aprendizagem têm sido utilizadas para a promoção da segurança do paciente oncológico? A busca pelos estudos científicos ocorreu nas bases de dados MEDLINE; LILACS; SCOPUS; e ERIC. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, nove artigos foram eleitos para a análise. Foram encontradas as seguintes estratégias de ensino e aprendizagem, da segurança do paciente oncológico: aprendizagem baseada em problemas; palestras; ensino prático, a partir das rotinas de serviço; tecnologias educacionais digitais; folder, cursos online, e presencial, Fex-Talk e workshops. Destaca-se que apenas um artigo mencionou a segurança do paciente em oncologia. Observou-se a pouca disponibilidade de publicações científicas relacionadas às estratégias de ensino e aprendizagem da segurança do paciente oncológico. Este estudo contribui para o ensino da segurança do paciente oncológico aplicada à enfermagem, diante das estratégias de ensino apresentadas, e reforça a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias educacionais para o ensino da segurança do paciente oncológico, e de mais estudos sobre a temática.
Palavras-Chave: Educação em Enfermagem; Enfermagem Oncológica; Segurança do Paciente; Métodos de Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cristina da Silva Rangel, Ana Karine Ramos Brum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/