O ensino da segurança do paciente oncológico aplicado à enfermagem: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i3.3838

Resumo

Diante da complexidade do cuidado ao paciente oncológico, compreende-se a relevância da enfermagem na promoção da segurança do paciente, e ressalta-se a importância das estratégias de ensino e aprendizagem da segurança do paciente, na formação de profissionais de enfermagem. O objetivo deste estudo foi apresentar as estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas à enfermagem, no contexto da oncologia. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, a fim de responder à seguinte pergunta de pesquisa: Que estratégias de ensino e aprendizagem têm sido utilizadas para a promoção da segurança do paciente oncológico? A busca pelos estudos científicos ocorreu nas bases de dados MEDLINE; LILACS; SCOPUS; e ERIC. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, nove artigos foram eleitos para a análise. Foram encontradas as seguintes estratégias de ensino e aprendizagem, da segurança do paciente oncológico: aprendizagem baseada em problemas; palestras; ensino prático, a partir das rotinas de serviço; tecnologias educacionais digitais; folder, cursos online, e presencial, Fex-Talk e workshops.  Destaca-se que apenas um artigo mencionou a segurança do paciente em oncologia. Observou-se a pouca disponibilidade de publicações científicas relacionadas às estratégias de ensino e aprendizagem da segurança do paciente oncológico. Este estudo contribui para o ensino da segurança do paciente oncológico aplicada à enfermagem, diante das estratégias de ensino apresentadas, e reforça a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias educacionais para o ensino da segurança do paciente oncológico, e de mais estudos sobre a temática.

Palavras-Chave: Educação em Enfermagem; Enfermagem Oncológica; Segurança do Paciente; Métodos de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Rangel, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Enfermeira. Discente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES/UFF). Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Ana Karine Ramos Brum, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Enfermeira. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Doutora (Pós-doutora) em  Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2024-10-31