Os profissionais da enfermagem frente a aspectos psicológicos presentes no centro cirúrgico: formação e prática
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3844Resumo
A intervenção cirúrgica costuma provocar alterações psicológicas nos pacientes e seus familiares, o que requer a atenção dos profissionais envolvidos, incluindo aqueles da equipe de enfermagem, cujo cuidado pressupõe uma assistência global. De caráter descritivo e natureza quantitativa, o estudo objetivou investigar a percepção de profissionais da enfermagem quanto a própria formação e atuação diante de aspectos psicológicos manifestados por pacientes em internação cirúrgica. A coleta de dados envolveu a participação de 50 enfermeiro(a)s e técnico(a)s da enfermagem atuantes no centro cirúrgico de um hospital geral da rede privada de Volta Redonda – RJ. Este(a)s foram solicitado(a)s a preencher, de modo online, a um questionário elaborado para as finalidades da pesquisa. As respostas obtidas foram submetidas a análises estatísticas descritivas. Os/As respondentes foram, predominantemente, técnico(a)s de enfermagem (80%), do sexo feminino (88%), com mais de dez anos de formação na área (56%). Uma parte dele(a)s, afirmou lhes faltar conhecimentos teóricos (42,9%) ou habilidades técnicas (36,7%) para agir frente a aspectos psicológicos observados em pacientes e familiares. Ao identificar situações dessa natureza, 80% declararam atuar com base em seus conhecimentos e habilidades, sendo estes construídos sobretudo ao longo da formação como pessoa (69,4%) ou das experiências profissionais (61,2%). Verificou-se a necessidade de melhor instrumentalizar esta categoria profissional, desde a formação inicial e no cotidiano hospitalar, para entendimento e manejo de necessidades psicossociais das pessoas (crianças e adultos) que necessitam se submeter a procedimentos cirúrgicos. Assim, busca-se alcançar um cuidado cada vez mais integral, humanizado e interdisciplinar.
Palavras-chave: Centro Cirúrgico; Enfermagem; Aspectos Psicológicos; Formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vitor Siqueira de Moraes Mesquita, Lilian Maria Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/