Os profissionais da enfermagem frente a aspectos psicológicos presentes no centro cirúrgico: formação e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3844

Resumo

A intervenção cirúrgica costuma provocar alterações psicológicas nos pacientes e seus familiares, o que requer a atenção dos profissionais envolvidos, incluindo aqueles da equipe de enfermagem, cujo cuidado pressupõe uma assistência global. De caráter descritivo e natureza quantitativa, o estudo objetivou investigar a percepção de profissionais da enfermagem quanto a própria formação e atuação diante de aspectos psicológicos manifestados por pacientes em internação cirúrgica. A coleta de dados envolveu a participação de 50 enfermeiro(a)s e técnico(a)s da enfermagem atuantes no centro cirúrgico de um hospital geral da rede privada de Volta Redonda – RJ. Este(a)s foram solicitado(a)s a preencher, de modo online, a um questionário elaborado para as finalidades da pesquisa. As respostas obtidas foram submetidas a análises estatísticas descritivas. Os/As respondentes foram, predominantemente, técnico(a)s de enfermagem (80%), do sexo feminino (88%), com mais de dez anos de formação na área (56%). Uma parte dele(a)s, afirmou lhes faltar conhecimentos teóricos (42,9%) ou habilidades técnicas (36,7%) para agir frente a aspectos psicológicos observados em pacientes e familiares. Ao identificar situações dessa natureza, 80% declararam atuar com base em seus conhecimentos e habilidades, sendo estes construídos sobretudo ao longo da formação como pessoa (69,4%) ou das experiências profissionais (61,2%). Verificou-se a necessidade de melhor instrumentalizar esta categoria profissional, desde a formação inicial e no cotidiano hospitalar, para entendimento e manejo de necessidades psicossociais das pessoas (crianças e adultos) que necessitam se submeter a procedimentos cirúrgicos. Assim, busca-se alcançar um cuidado cada vez mais integral, humanizado e interdisciplinar.

Palavras-chave: Centro Cirúrgico; Enfermagem; Aspectos Psicológicos; Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Siqueira de Moraes Mesquita, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Curso de psicologia do Centro Universitário Geraldo di Biase, em Volta Redonda e Barra do Piraí.

Lilian Maria Borges, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora e mestre em psicologia pela UNB e psicóloga graduada pela UFPA. Atua como docente no Curso e no Programa de P´ós-graduação em Psicologia da UFRRJ, onde ministra disciplinas, coordena pesquisas, supervisiona estágios e orienta trabalhos relacionados à Psicologia da Saúde.

Downloads

Publicado

2023-08-31