A Religiosidade/Espiritualidade nos cursos de graduação em enfermagem das Universidades Públicas Estaduais da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3846

Resumo

Objetivo: Verificar em que período/ano a disciplina ou temática da religiosidade/ espiritualidade é abordada nos Cursos de Graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, realizado com os alunos de graduação em enfermagem das universidades públicas estaduais da Bahia. Resultados: Foram avaliados 127 participantes com média de idade de 29 anos, entre os quais prevalecera o sexo feminino (n=92, 72,4%), de cor autorreferida branca (n=65, 51,2%) seguidos de pardos (n=41, 32,3%) e com renda de entre um e três salários mínimos (n=38, 37,8%). Ao serem questionados acerca do momento de abordagem da temática religiosidade/espiritualidade no curso, na figura 1 a seguir, nota-se que segundo 40,2% (n = 55) o assunto foi abordado em mais de um semestre. Conclusão: De acordo as pesquisas, a temática da espiritualidade/religiosidade vêm sendo administradas em semestres aleatórios, em vários semestres durante o curso de graduação em enfermagem. Com isso, se observa que devido à ausência da disciplina específica no campo da espiritualidade e saúde, os docentes acabam abordando em qualquer período durante o decorrer do curso, levando em consideração a necessidade do aluno em ampliar seus conhecimentos no campo da espiritualidade/religiosidade, no cuidado holístico, e na forma de abordagem sobre o assunto com os pacientes.

Palavras-Chave: Espiritualidade; Religião e Ciência; Enfermagem holística; Pesquisa em Enfermagem; Instituto Nacional de Pesquisa em Enfermagem (EUA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Quirino dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade, Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié/BA, Brasil. 

Marilei de Melo Tavares , Universidade de Vassouras

Pós-doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora, Professora Assistente da Universidade de Vassouras. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES/UFF, Niterói, RJ, Brasil. Coordenadora local e Professora permanente do Programa de Doutorado em Saúde Coletiva - PCI, em parceria da Universidade de Vassouras com a UNISINOS-RS. É Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS (Qualis B1) e Membro do Conselho Editorial de Revistas da Editora da Universidade de Vassouras. 

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgião-dentista. Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela UNESP. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade (UESB), Jequié/BA, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-07-29