Desafios da formação de enfermeiros em cuidados paliativos na modalidade de residência: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3847Resumo
Este estudo tem por objetivo mapear fatores que influenciam na formação de residentes de enfermagem em cuidados paliativos oncológico. Trata-se de uma revisão de escopo, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute, realizada em sete bases de dados eletrônicas. Para captura da literatura cinzenta foram utilizados o Google Acadêmico e as listas de referencias dos artigos selecionados. O protocolo desta revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework. Foram identificadas 482 publicações e selecionadas nove. Destacaram-se fatores positivos, negativos e possíveis estratégias que podem favorecer o aperfeiçoamento do ensino na residência em cuidados paliativos. Em conclusão às evidências, torna-se clara a necessidade de atentar-se, não somente para os fatores potencializadores, mas também para as barreiras no processo formativo, utilizando-as como alicerces para reestruturar e adequar a didática na residência em enfermagem paliativa.
Palavras-Chave: Enfermagem; Cuidados Paliativos; Internato e Residência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rithiely Rosa Feital da Silva, Eliane Ramos Pereira, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Renata Carla Nencetti Pereira Rocha, Janillê Luciana de Araújo, Pamela Gonçalves Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/