Fitoterapia como alternativa no tratamento de diabetes: aplicabili-dade do profissional enfermeiro
Palavras-chave:
Enfermagem, Fitoterapia, Diabetes, Legislação.Resumo
A história do uso de plantas medicinais tem mostrado que elas fazem parte da evolução humana e foram os primeiros recursos terapêuticos utilizados pelos povos antigos. Desta forma procurou-se verificar a indicação do fitoterápicos cebola (allium Cepa L) e o alho (Allium Savatium) no tratamento do Diabetes. Objetivo: Apontar as ações do fitoterápico allium Cepa L e Allium Savatium, no tratamento de diabetes. Relatar as possibilidades do profissional enfermeiro para atuar no campo da fitoterapia. A Metodologia foi desenvolvida através de uma revisão integrativa de literatura visando sumarizar as pesquisas já concluídas para obter as informações e conclusões. Foram utilizados o banco de dados Lilacs, Scielo e Bireme. Fizeram parte da pesquisa os trabalho em língua portuguesa e foram excluidos do de língua estrangeira. Conclui-se que estes fitoterápicos atuam como uma forma opcional de terapêutica, disponível aos profissionais que cuidam de pacientes diabéticose hipertensos considerando-se ser este um tratamento de menor custo, cujos benefícios se somam aos da terapia convencional. Espera-se com este trabalho incentivar novas pesquisas que apontem para utilização de fitoterápicos por enfermeiros, de forma que possa auxiliar a recomendação de Fitoterápicos nas estratégia Saúde da Família e aumentar o interesse pelas pesquisa no âmbito das prática integrativas e ComplementaresDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/