A importância da Educação Popular em Saúde no fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3852Resumo
A educação popular em saúde destaca-se com um importante componente social ao considerar o conhecimento popular na elaboração das práticas integrativas e complementares em saúde. Neste sentido, este estudo objetiva compreender a influência da Educação Popular no fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca nas principais bases de dados, utilizando estratégia População/Paciente Problema, Interesse e Contexto (PICo). A partir da busca inicial nas bases de dados, foram encontrados 50 artigos, e após leitura e adequação aos critérios de inclusão, 10 artigos constituíram a amostra final do estudo. O saber biomédico e a medicalização dos sintomas ainda são considerados a principal fonte de cuidado ofertado pelas equipes em saúde, contraditoriamente, estes profissionais referem fazer uso dos saberes populares em sua rotina, mas não se sentem confortáveis para promovê-los profissionalmente por ser uma temática não vivenciada no contexto atual dos cursos de saúde no ensino superior brasileiro. Dessa forma, o estudo reforça a necessidade de implementar as Práticas Integrativas e Complementares nas matrizes curriculares dos cursos em saúde, onde haverá oportunidades de discutir a relevância da educação popular na atuação do profissional de saúde.
Palavras-Chave: Educação em Saúde; Práticas de Saúde Complementares e Integrativas; Educação Popular; Cuidado em Saúde.
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Copyright (c) 2023 Ingrid Soares Viana, Monnyck Freire Santos Lima, Gisele Leles Souza, Sérgio Donha Yarid, Maria Madalena Souza dos Anjos, Alba Benemérita Alves Vilela
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