Uso de práticas integrativas e complementares voltadas para a pessoa idosa

um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v15i1.3863

Resumo

As práticas integrativas são abordagens terapêuticas complementares que visam tratar a pessoa de forma holística, considerando os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. O uso de práticas integrativas pode ajudar a pessoa idosa a manter um equilíbrio saudável em todas essas áreas e promover seu bem-estar geral. Assim, este estudo teve como objetivo identificar, na literatura científica, quais práticas integrativas e complementares podem contribuir para uma melhor qualidade de vida à pessoa idosa. Trata-se de uma revisão integrativa com consulta em seis bases de dados. Foram encontradas 322 publicações e selecionadas 21 para compor esta revisão. Os estudos selecionados passaram por Análise Temática, de onde surgiram duas categorias: “Práticas Integrativas e Complementares Utilizadas por Adultos e Idosos” e “Recomendações e limitações do uso das PICS para pessoa idosa”. Conclui-se que pacientes oncológicos, portadores de doenças crônicas e pessoas idosas podem ser beneficiar amplamente das práticas integrativas, porém existe carência de estudos sobre qualidade de vida e os profissionais que também cuidam desta população carecem de informações acerca destas propostas. O ambiente da Atenção Primária pode ser considerado o primeiro contato do usuário com estas práticas e se faz necessário ampliar acesso e acessibilidade da população.

Palavras-Chave: Idoso; Envelhecimento; Terapias Complementares; Qualidade de Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Marchon de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Discente do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Claudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-04-30