Puerpério: os desafios da chegada de um bebê
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v15iEspecial.3869Resumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica que analisou os desafios da chegada de um bebê para a puérpera e sua família, com o objetivo de descrever esses desafios e identificar os fatores facilitadores e dificultadores desse período de transição. Foi possível observar que o puerpério apresenta uma série de desafios que podem impactar a saúde física, emocional e social da puérpera e de sua família. Entre os desafios identificados, destacam-se as mudanças físicas e fisiológicas enfrentadas pela puérpera, a fadiga e a falta de sono devido às demandas do bebê, a insegurança e a ansiedade relacionadas aos cuidados com o recém-nascido, as mudanças nas relações familiares e no relacionamento conjugal, e a sobrecarga de tarefas e responsabilidades. Por outro lado, também foram identificados fatores facilitadores que podem auxiliar na adaptação da puérpera e de sua família a essa nova fase. O suporte emocional e prático da rede de apoio, a participação ativa do parceiro, o acesso a informações adequadas sobre cuidados com o bebê, o acompanhamento profissional e a existência de políticas públicas e programas de apoio são elementos-chave que podem contribuir para uma experiência mais positiva no puerpério.
Palavras-Chave: puerpério; desafios; cuidados de enfermagem; recém-nascido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kathleen Cristine Araújo Ribeiro, Margarida Maria Donato dos Santos, Mônica de Almeida Carreiro, Alessandra da Silva Souza, Jannaína Sther Leite Godinho da Silva, Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/