O papel do enfermeiro na prevenção do desmame precoce
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3871Resumo
O leite materno é o principal e único alimento que deve haver na vida de um bebê até seus seis meses de vida, porém existem dificuldades que fazem com que haja conflitos para um aleitamento materno exclusivo de sucesso, resultando em um desmame precoce. O objetivo geral do estudo é compreender a importância do papel do enfermeiro frente à prevenção do desmame precoce. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, realizada através de busca na literatura de pesquisas que guardam familiaridade com o problema em questão. É de extrema importância que o enfermeiro seja um agente de mudanças, capaz de fornecer suporte não apenas para questões relacionadas às mamas, mas também para oferecer apoio emocional. Isso é essencial para auxiliar no enfrentamento do medo e da ansiedade que podem estar presentes e prejudicar esse período de amamentação. Além de fornecer orientações técnicas, o enfermeiro deve estar preparado para ouvir as preocupações e sentimentos das mães, proporcionando um ambiente acolhedor e de confiança. Ao abordar tanto as necessidades físicas quanto emocionais das mães, o enfermeiro desempenha um papel fundamental no apoio integral durante o processo de amamentação. Percebe-se que o papel do enfermeiro é de grande importância na prevenção do desmame precoce, pois o mesmo tem a oportunidade de acompanhar a mulher desde o início da gestação, até após o nascimento, podendo proporcionar a oportunidade de uma lactação de sucesso.
Palavras-Chave: Enfermagem; Desmame Precoce; Aleitamento Materno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Amancio Soares Lima, Jannaína Sther Leite Godinho da Silva, Alessandra da Silva Souza, Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Eliara Adelino da Silva, Thainá Oliveira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/