O enfermeiro frente ao paciente oncológico em cuidado paliativo
Revisão de literatura integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3882Resumo
Cuidado Paliativo é a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Objetivo: Compreender a atuação do enfermeiro durante a assistência ao paciente em cuidados paliativos, na terminalidade de vida em oncologia. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, de busca bibliográfica integrativa procurando familiaridade com o problema, que serão analisados através da literatura pertinente. Os critérios de refinamento dos artigos utilizados foram: texto completo 96, excluídos 59 publicações que não abordaram completamente os critérios de inclusão e exclusão, em seguida submeteu-se ao idioma em português: 37, destes foram excluídos 25 por não atenderem os critérios estabelecidos, corte temporal de 2018 a 2023 apresentando 12 artigos. Os artigos estarem selecionados dentre aqueles que estavam disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados BDENF, LILACS e Coleciona SUS. Observou-se, nos cuidados paliativos, a relevância que é dada à abordagem humanística, pautada na valorização da vida e no entendimento da morte como condição natural, centrada no indivíduo e família, tendo um caráter multidisciplinar, no sentido de controlar e aliviar, não somente o sofrimento físico, mas o psicossocial e espiritual do indivíduo, a fim de se alcançar um cuidado integral, guiado pelos princípios éticos dos direitos humanos.
Palavras-chave: Cuidados Paliativos na Terminalidade de Vida; Cuidados de Enfermagem; Oncologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Aparecida Neves Louzado, Isabela Sueira da Silva, Thainá Oliveira Lima, Mário Luiz Jacobino Ribeiro, Denize Duarte Celento, Lillia Marques Simões Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/